É normal o gestor de logística se preocupar com os processos do início ao fim – desde o momento da produção até a entrega ao cliente. Esse cuidado precisa ser ainda maior quando se lida com produtos perecíveis, pois qualquer erro pode gerar a perda das mercadorias. Por isso, o cuidado no transporte de alimentos também é uma etapa que não pode ficar de fora do planejamento logístico.
Qualquer falha durante o transporte ou na temperatura dos alimentos pode gerar perda de qualidade nos itens e um pedido de devolução do cliente. Então, como evitar que isso aconteça? A seguir, apresentamos quais são os principais cuidados que se deve ter no transporte dessas mercadorias.
Quais são as regras impostas pela legislação para o transporte de alimentos?
A legislação brasileira tem normas específicas para o transporte de produtos perecíveis. Por isso, o gestor de logística precisa conhecer bem as regras e também verificar se a transportadora tem as condições adequadas para levar os produtos.
A Portaria 326 da Vigilância Sanitária estabelece as condições higiênico-sanitárias para a fabricação dos produtos e também orienta sobre os cuidados no transporte de alimentos para evitar a contaminação ou proliferação de micro-organismos. As operações de carga e descarga, por exemplo, devem ser efetuadas fora do ambiente de fabricação das mercadorias como forma de evitar a contaminação do ar e dos produtos.
A Resolução 275 da Anvisa também repassa orientações para as boas práticas de manipulação, armazenamento e transporte de alimentos. Entre elas estão a limpeza do veículo e o uso de cobertura.
Quais são os fatores de atenção no transporte dessas mercadorias?
Para ajudá-lo nesse processo logístico, nós preparamos uma lista com os principais cuidados no transporte de alimentos. Veja:
Cuidados com o veículo
A legislação exige uma atenção especial ao veículo utilizado para o transporte de produtos perecíveis. Entre eles estão:
- a limpeza do caminhão;
- uso de cobertura;
- separação entre o condutor e a carga;
- o caminhão precisa ter estrados e caixas plásticas para armazenar bem os alimentos;
- apresentação do certificado de vistoria;
- vedação do piso do caminhão para evitar o vazamento de líquidos.
Atenção às indicações da etiqueta
Cada mercadoria exige um cuidado diferente, principalmente quando se trata de alimentos. Por isso, é essencial observar as instruções contidas na etiqueta sobre a temperatura adequada para armazenamento e o prazo de validade.
Documentação apropriada
O motorista também precisa levar junto a documentação específica para o transporte de alimentos. Para saber exatamente quais são as regras, o mais indicado é acompanhar as publicações de portarias da Anvisa, pois eventualmente podem ocorrer mudanças.
Empilhamento adequado
Outro fator de atenção na hora de organizar os produtos dentro do caminhão é o coeficiente de empilhamento. Cada embalagem apresenta um valor máximo e um erro nesse processo também pode prejudicar a embalagem ou a qualidade da carga, e isso afeta a venda direta ao consumidor.
Monitoramento da temperatura
O cuidado deve ser redobrado quando se trata da temperatura durante o transporte de alimentos. Dependendo do tipo do produto, as mudanças podem ocasionar a proliferação de bactérias e a perda das mercadorias.
A melhor forma de evitar que isso aconteça é com o monitoramento da temperatura do início ao fim da viagem. Alguns equipamentos modernos já podem ser instalados junto às peças de refrigeração para emitir alertas quando há alterações na temperatura. Assim, o motorista e o gestor de logística conseguem atuar em conjunto para evitar a perda da carga.
Atenção durante a carga e descarga
Você cuidou de tudo desde o início do processo logístico até a escolha da transportadora. Então, não dá para cometer erros no momento da carga e descarga, certo? Aqui a regra é simples:
- o manuseio precisa seguir as orientações de higiene e segurança dos alimentos;
- é necessário ter cuidado na hora de empilhar os produtos para evitar o rompimento das embalagens;
- o gestor deve fazer o acompanhamento da temperatura do início ao fim do processo;
- os alimentos não devem ser expostos ao sol, calor ou umidade.
Agora é só seguir as boas práticas para o transporte de alimentos para evitar contaminações e perdas de mercadorias. Quer aprender um pouco mais sobre essa área? Conheça as vantagens de usar a tecnologia na indústria!
1 Comment