Demonstração

Você está sempre pesquisando as melhores soluções para minimizar erros e diminuir as perdas nos processos logísticos. Já trocou sistemas, treinou a equipe, mas ainda enfrenta problemas com a entrega das mercadorias? Talvez esteja na hora escolher uma transportadora diferente para esse trabalho!

Ao encontrar o parceiro certo será possível diminuir as perdas das cargas e assegurar uma entrega dentro do prazo prometido ao cliente. Quer saber como fazer a melhor escolha? Vem conferir as nossas dicas!

5 passos para escolher uma transportadora

Se você chegou até aqui é porque está preocupado com a qualidade das suas entregas, certo? Veja o que avaliar na hora de escolher um transportador:

1.Pesquise as melhores opções do mercado

Inicie sua pesquisa com as transportadoras da sua região. Você pode buscar informações nos sites das empresas, com os clientes atuais, verificar se há reclamações em páginas como Reclame Aqui e também consultar as entidades empresariais da localidade.

Esse já é um passo inicial para escolher uma transportadora de qualidade para realizar as entregas dos seus produtos. Você ainda deve analisar as propostas comerciais das empresas e fazer comparações entre os aspectos positivos e negativos de cada uma.

2.Analise como funciona o controle da carga

Já existem diferentes tecnologias no mercado para rastrear o trajeto do motorista, os tempos de parada e as mudanças de roteiro. Verifique se a transportadora utiliza alguma plataforma como essa, pois isso também transmite mais transparência e confiança para quem contrata os serviços. Essa também é uma maneira de conseguir calcular melhor os prazos de entrega das suas mercadorias.

3.Verifique as condições da frota

A qualidade da frota já dá sinais de como é o serviço da transportadora. Os veículos são novos e estão bem-conservados ou apresentam péssimas condições? Um caminhão em mau estado pode gerar atrasos na entrega em função de problemas nas peças durante o trajeto, por exemplo.

Além disso, ele também pode trazer riscos para a sua carga e o motorista. Em contrapartida, quando os veículos estão em boas condições dão um sinal de que o gestor se preocupa com a frota e a segurança dos seus motoristas.

4.Questione sobre a segurança da carga

Não são raros os casos de acidentes ou roubos de cargas durante o transporte. Portanto, também é recomendável avaliar quais são as medidas de segurança adotadas pela empresa. Ela utiliza equipamentos para rastrear a carga e emitir alertas em casos de perigo?

Algumas companhias já utilizam sistemas para acionar a polícia em casos de sequestro da carga a fim de evitar problemas para os motoristas e prejuízos para seus clientes. Portanto, a dica é sempre avaliar todas as condições oferecidas antes de escolher uma transportadora

5.Conheça os processos para manter a qualidade do transporte

Quem trabalha com produtos que exigem um cuidado maior com o armazenamento e temperatura também precisa dar uma atenção especial à forma de manuseio da carga e organização dos produtos dentro do caminhão. Tudo isso pode influenciar na qualidade da mercadoria que chega ao cliente.

Em muitos casos, também é recomendável que o caminhoneiro consiga identificar se a temperatura do veículo está adequada para o transporte. Afinal, oscilações bruscas nesse sentido podem ocasionar a perda total dos produtos, principalmente quando se trata de alimentos ou remédios.

Por isso, a dica também é verificar se a transportadora utiliza equipamentos para monitorar a temperatura durante o trajeto, pois isso contribui para o controle de qualidade do seu negócio.

Pronto! Agora você já sabe tudo que precisa considerar na hora de escolher uma transportadora. Lembre-se que nem sempre o preço é o fator mais importante, pois falhas durante o deslocamento podem causar prejuízos para a empresa.

Quer saber como aperfeiçoar a gestão logística? Conheça os principais KPIs que você deve acompanhar no setor! 


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade e produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *