Demonstração

A constante preocupação da Anvisa com a higiene dos produtos vendidos criou a necessidade de fazer o controle de qualidade na indústria de alimentos. Esse processo envolve o cuidado para cumprir todas as normas vigentes, garantir a segurança do produto e ainda entregar alimentos adequados para o consumo.

Essa preocupação não traz benefícios apenas aos consumidores, que encontram alimentos de qualidade nas prateleiras dos supermercados. Ela também ajuda a evitar desperdícios e a criar uma boa imagem para a empresa perante a sociedade. Mas como fazer esse controle? É sobre isso que falamos a seguir!

Importância do controle de qualidade na indústria alimentícia

Os produtos só podem chegar às prateleiras dos supermercados depois que eles atendem todas as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ela criou regras para a manipulação e armazenamento de alimentos a fim de evitar contaminações e garantir a segurança alimentar dos cidadãos. 

É por isso que muitas indústrias de alimentos criam padrões de higiene a serem seguidos por todos os colaboradores, como uso de toucas, roupas especiais, orientação sobre a correta forma de lavar as mãos, entre outros aspectos.

Esse cuidado também se estende à escolha da embalagem utilizada para armazenar os produtos prontos, bem como a manutenção da temperatura adequada das mercadorias. É por isso que você só encontra peças de frango congeladas em sacolas plásticas bem vedadas nos supermercados. Não é coincidência que todas as marcas utilizam o mesmo tipo de embalagem, isso faz parte do processo de controle de qualidade.

Todavia, manter esse padrão de qualidade não é tão simples e exige um cuidado especial da equipe em todo o processo produtivo.

Boas práticas para manter o controle de qualidade dos produtos

Além de conhecer muito bem a legislação e todas as regras referentes à produção de alimentos, o profissional de qualidade também pode atuar em parceria com o gestor de logística para melhorar os processos internos. Conheça as boas práticas que vão ajudá-lo a ter um controle de qualidade na indústria de alimentos:

Organização do ambiente

Ter um ambiente limpo e organizado é o primeiro passo para manter um controle durante o processo de produção. Por isso, é indicado adotar uma rotina básica para toda a equipe:

  • manutenção de áreas livres para circulação de pessoas e máquinas;
  • higiene do espaço;
  • padronização de processos;
  • preocupação com a saúde dos colaboradores.

Essas práticas ajudam a dar mais segurança às atividade, melhorando o ambiente de trabalho, reduzindo desperdícios e evitando falhas humanas.

Padronização das etapas de trabalho

A padronização de todas as atividades também contribui para manter a ordem, dar agilidade às demandas e evitar que os produtos se percam durante o processo. Por isso, é indicado criar uma rotina para todas as demandas da indústria, desde a chegada da matéria-prima até a entrega ao cliente.

Escolha de indicadores de desempenho

Como saber se a indústria está atingindo os seus objetivos e cumprindo com todas as normas? É preciso monitorar os indicadores de desempenho relacionados ao desenvolvimento das atividades e armazenamento das mercadorias.

Sendo assim, avalie quais indicadores são importantes nesse processo e faça o acompanhamento constante. Você pode considerar o índice de perdas, o tempo entre a produção e entrega do produto ao cliente, entre outros indicadores que considerar importantes. 

Uso de tecnologias para controle e automação

Outro aspecto importante no controle de qualidade é o uso de ferramentas tecnológicas. Os sistemas de automação, por exemplo, ajudam a controlar os estoques e melhorar a comunicação entre as equipes.

Os sistemas de monitoramento de temperatura são úteis em diferentes etapas do trabalho. Eles ajudam a evitar o desperdício de mercadorias e asseguram a qualidade dos alimentos do início ao fim da etapa produtiva.

Portanto, manter o controle de qualidade na indústria de alimentos exige um acompanhamento constante de todos os processos. O profissional precisa instituir rotinas de higiene e organização do espaço, acompanhar os indicadores de desempenho e utilizar tecnologias de ponta para ter controle e agilidade em todas as demandas.

Que tal aproveitar a visita para aprender um pouco mais? Veja como a indústria 4.0 vai transformar a rotina das pessoas


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre e Doutoranda em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade, inovação e produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *