Demonstração

O que você faz para prospectar clientes e manter a fidelidade deles com a sua transportadora? Oferecer um atendimento de qualidade é bom, mas não é suficiente para fazer o negócio prosperar.

Diante da concorrência acirrada do mercado, é necessário investir em boas práticas de captação e manutenção de clientes. Isso envolve desde o conhecimento técnico sobre o serviço oferecido até o treinamento da equipe para prospectar novos clientes. Quer saber como aperfeiçoar esse trabalho? Vamos lá!

1. Capacite a equipe para prospecção de clientes

Você já observou como os colaboradores tratam os potenciais clientes do seu negócio? Reserve alguns momentos para acompanhar esse trabalho e registre quais foram os problemas no processo de comunicação.

Depois, marque uma reunião com o time para oferecer dicas sobre as práticas que considera mais adequadas para o atendimento e negociação. Caso você não saiba como fazer melhor, busque o auxílio de um profissional externo para realizar um treinamento com todos.

2. Conheça o mercado

Também é muito importante conhecer as práticas adotadas pelos concorrentes para saber quais podem ser adaptadas para o seu negócio. Será que o preço deles é mais competitivo que o seu? Como eles conseguem chegar a esse valor?

É claro que cada empresa tem um objetivo, um custo e um processo definido. Todavia, você precisa conhecer os concorrentes para saber encontrar o seu diferencial de mercado e focar nele na hora de apresentar uma proposta aos clientes.

Por exemplo: algumas empresas de transporte têm serviços de acompanhamento da carga desde o momento da embalagem até a entrega. Isso dá mais segurança para quem adquire o serviço. Outras organizações já direcionam a atenção para o controle de qualidade das mercadorias ao fazer o monitoramento de temperatura em tempo real.

3. Solicite indicações dos atuais clientes

Você sabia que os clientes podem ser grandes promotores da sua empresa? Pois é, quando o serviço é de qualidade e transmite segurança para quem contrata, a organização conquista excelentes aliados.

Caso as indicações não ocorram de forma natural, você pode estimular que isso aconteça. Avalie qual benefício pode ser oferecido aos atuais clientes para estimular a promoção da sua marca. Em alguns casos, a oferta de descontos especiais já funciona. Então, que tal investir nessa estratégia para prospectar clientes para o negócio?

4. Invista na sua marca

As empresas que desejam expandir o mercado de atuação e prospectar clientes precisam investir na divulgação de suas marcas. Como fazer isso? Tenha um site atrativo, otimizado para SEO (search engine optimization) e com fácil usabilidade.

Assim, quando um potencial cliente realizar uma busca na internet por serviços de transporte, a sua página aparecerá nos resultados. Você também pode descobrir quais são os canais mais utilizados pelo seu público-alvo para manter uma presença ativa nas redes sociais. E claro, lembre-se de deixar um contato de fácil acesso para quem desejar solicitar uma proposta.

5. Participe de eventos

Fazer networking é fundamental para qualquer modelo de negócio. Sendo assim, é muito importante que representantes da empresa participem de feiras, associações, rodadas de negócios e palestras que reúnam organizações relacionadas ao seu mercado de atuação.

E aí, está pronto para colocar em prática as nossas dicas para prospectar clientes? Muitas dessas situações requerem um tempo de trabalho para começarem a gerar resultados, todavia, é muito importante dar o primeiro passo.Gostou deste artigo e quer receber mais dicas sobre logística e gestão de negócios? Siga as nossas redes sociais – Instagram, Facebook e Linkedin – e fique pro dentro de todas as novidades!


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre e Doutoranda em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade, inovação e produtividade.

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