Demonstração

A tecnologia é uma importante aliada para as empresas. Por meio dela, é possível ter mais produtividade, reduzir os desperdícios e ganhar eficiência. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, as organizações brasileiras de médio e grande porte investem 7,7% do capital em tecnologia. E a perspectiva é de aumento nos números com a evolução da indústria 4.0.

Como usar a tecnologia nas empresas para aumentar o faturamento e melhorar os processos produtivos? A seguir, apresentamos alguns exemplos de soluções para empresas de pequeno, médio e grande porte. Vamos conferir?

Formas de implementar a tecnologia nas empresas e seus benefícios

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou que 48% das empresas já pensam em investir em tecnologias relacionadas à indústria 4.0. Os dados reforçam a importância de inovar no ambiente de negócios para obter melhores resultados. E quem não se adaptar a essas mudanças pode perder competitividade. A seguir, apresentamos as principais vantagens de usar a tecnologia nas indústrias:

Produtividade

Há diferentes soluções no mercado para proporcionar a automação de processos e agilidade no atendimento das demandas profissionais. Um software de gestão e contabilidade, por exemplo, faz o controle da emissão de notas fiscais, geração de boletos, pagamento de faturas e estoque. Logo, o colaborador consegue ser mais produtivo e pode realizar atividades complementares.

Também existem soluções que fazem o monitoramento de temperatura em frigoríficos, supermercados e outros setores alimentícios. Assim, a empresa não precisa designar um profissional apenas para fazer esse controle de hora em hora, pois a ferramenta emite alertas quando há alterações significativas.

Conectividade

Ferramentas como Skype e Zoom possibilitam o envio de arquivos, realização de reuniões virtuais e troca de ideias. A equipe pode se comunicar pelas plataformas digitais, mesmo quando os colaboradores atuam em cidades ou estados diferentes. Isso gera mais aproximação entre as equipes e ainda contribui para reduzir os custos com deslocamentos de profissionais.

Eficiência e análise de dados

O big data será cada vez mais importante para os negócios. Algumas soluções digitais já fazem a integração entre plataformas, coleta, tratamento e análise de dados. Isso gera mais facilidade para compreender as informações e criar relatórios, que podem ser utilizados para ter insights, aperfeiçoar os processos produtivos e ter ganho de eficiência.

Segurança

A computação em nuvem também é um exemplo de tecnologia que pode ser aplicada em empresas de diferentes portes. Inclusive, a perspectiva da Gartner é de 27,5% de crescimento no uso dessa solução só em 2019. Isso porque muitas indústrias perceberam que o investimento gera redução de custos e segurança para as informações.

Facilidade na gestão de clientes

Como o seu negócio faz o acompanhamento de pedidos, contratos e comunicação com os clientes? Nem sempre o gestor tem tempo para conversar com todos os vendedores para acompanhar de perto o processo de vendas. Porém, monitorar esses dados é de extrema importância, uma vez que eles impactam diretamente no faturamento do negócio.

E aí, como fazer? Mais uma vez a tecnologia torna-se uma aliada para as empresas. Um sistema de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, facilita a gestão dos clientes com o acompanhamento de todas as informações. O vendedor pode inserir os dados de contato, datas e horários de reuniões, etapa do funil de vendas, data para renovação de contrato e budget de cada cliente.

Enfim, esses são apenas alguns exemplos de como utilizar a tecnologia nas empresas para ter ganho de produtividade, segurança e economia. Você já usa alguma solução apresentada aqui? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência.


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre e Doutoranda em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade, inovação e produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *