Demonstração

Qual é o gestor que não precisa reduzir custos na indústria? Pois é, diante de tantas contas para pagar no dia a dia fica muito difícil pensar em alternativas simples e eficientes para obter economia.

A tecnologia é o meio mais utilizado pelas grandes corporações para ter produtividade e ainda manter um padrão de qualidade no serviço, sempre buscando a redução de custos.

Ficou curioso para conhecer os principais métodos utilizados pelas companhias? Vamos lá!

1. Sistema de gestão

Uma ferramenta muito utilizada pelas organizações é o sistema de gestão logística. Ele facilita a rastreabilidade do produto do início ao fim do processo até o momento de baixa após a entrega ao cliente. Isso permite um acompanhamento por parte da companhia e também do consumidor, que consegue saber exatamente onde a mercadoria está.

O controle torna-se ainda mais importante nos casos de produtos perecíveis, uma vez que qualquer atraso pode gerar a perda da mercadoria (e custos adicionais para a empresa).

Um software de gestão ainda auxilia na otimização dos processos, pois a companhia pode controlar melhor os níveis de estoque e reduzir o desperdício ao adquirir somente a quantidade necessária para a produção.

2. Energia Solar

O custo da energia elétrica é alto no Brasil e os reajustes são feitos anualmente. Um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) diagnosticou, em 2017, que a energia do país era a quinta mais cara do mundo. Só aí já dá para imaginar como isso impacta negativamente na competitividade com os produtos internacionais, não é mesmo?

Investir em fontes próprias de geração de energia é uma maneira de contornar essa situação. O uso de painéis solares está em crescimento no Brasil devido à capacidade produtiva e o retorno rápido sobre o recurso utilizado.

Caso a sua empresa não tenha condições de adquirir essa tecnologia no momento, a solução é adotar medidas para reduzir o valor da conta de luz. Veja algumas ideias:

  • troque as lâmpadas antigas pelas de LED;
  • desligue os aparelhos que não são utilizados;
  • utilize sensores de presença em corredores e banheiros;
  • faça a manutenção dos sistemas de refrigeração.

3. Controle sobre as mercadorias

Outra situação que agrava os custos da indústria é a perda de mercadorias. Isso é visto, principalmente, nos setores de produtos refrigerados e congelados. Afinal, mudanças bruscas nas temperaturas afetam a qualidade dos produtos e não podem ser entregues aos clientes, gerando o descarte.

A falta de controle da temperatura prejudica toda a operação. Isso acontece porque é necessário reorganizar o setor produtivo para gerar a quantidade ideal de itens que devem ser entregues aos clientes, atrasando outros procedimentos.

Talvez você esteja se perguntando: como reduzir custos nesse sentido? É necessário controlar a temperatura durante o manejo dos produtos, no processo de armazenamento e transporte.

Pensando nessa dificuldade da indústria, muitas startups já investiram em plataformas inteligentes para monitorar a temperatura em todo o processo. Basta instalar um equipamento nos refrigeradores e caminhões, cadastrar um número de WhatsApp para envio de mensagens e delimitar a temperatura ideal para a mercadoria.

Tudo é muito simples de resolver! Em poucos minutos você já tem um cadastro ativo para receber notificações sempre que houver uma mudança na temperatura. Assim, você não precisa mais designar um colaborador para monitorar os ambientes em tempo integral. Logo, a companhia obtém economia em médio e longo prazo.

4. Logística e transporte

Depois de cuidar de todo o processo dentro da indústria para reduzir custos, é hora de se preocupar com o transporte de produtos. Solicite orçamentos das principais transportadoras para o seu setor de negócios, compare preços e exija o acompanhamento da temperatura em tempo real.

Afinal, quem realiza o frete também deve se comprometer com o sucesso da sua companhia e a entrega do produto dentro das condições exigidas. A transportadora, então, também pode investir em ferramentas para monitorar a carga até o destino final. 

Como você pode perceber, há diferentes maneiras de reduzir custos na indústria, mas as principais envolvem o uso de tecnologias e a escolha de bons parceiros. Ficou interessado em melhorar os seus processos industriais? Confira o artigo que mostra as melhores práticas para ter segurança no armazenamento de alimentos


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade e produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *