Demonstração

O cuidado com o armazenamento de sementes é essencial para garantir a qualidade do lote e a produtividade na lavoura. Essa atenção com a conservação precisa iniciar no ponto de maturidade fisiológica e seguir até o plantio. Fatores como umidade excessiva e temperatura inadequada podem interferir nos resultados durante a colheita.

O Brasil tem regiões com muitas variações na temperatura, chegando a 35ºC no verão e 0ºC no inverno. Diante disso, como garantir a conservação durante o processo de armazenamento de sementes? É sobre isso que abordamos a seguir!

Importância do armazenamento adequado de sementes 

A conservação das sementes em ambiente adequado interfere muito no processo de germinação das plantas. A soja, por exemplo, deve ser mantida a uma temperatura média entre 20ºC e 25ºC e com uma umidade entre 65% e 70%. Ao assegurar essas condições, o processo de germinação levará entre 6 e 8 meses.

Quando as condições climáticas não são as ideais para o armazenamento das sementes, o processo de germinação fica mais acelerado. Isso interfere diretamente na produtividade e qualidade do produto final.

Portanto, é necessário se lembrar de que a semente é um organismo vivo e demanda um cuidado especial durante todo o processo. As oscilações na temperatura ou nível de umidade do ar exigem, muitas vezes, a construção de câmaras frias e uso de tecnologias para monitorar o clima no ambiente.

Condições ideais para a conservação das sementes

Alguns cuidados com o ambiente são essenciais para fazer o armazenamento correto das sementes. Veja os principais:

Temperatura

Este é o principal fator a ser considerado na hora de conservar os grãos. Em geral, as culturas precisam ser armazenadas a uma temperatura de 25ºC. Durante o manejo, por sua vez, podem demandar uma redução para 20ºC, como é o caso do milho e da soja.

Sendo assim, o produtor precisa escolher um fornecedor de sementes que se preocupa em manter as condições ideais no ambiente e também utilizar tecnologias que favoreçam esse monitoramento em seu armazém.

Umidade do ar

A umidade excessiva ou a falta dela podem ser muito prejudiciais para as sementes. Estudos indicam que o aumento de 1% na umidade, por exemplo, pode representar uma perda de produtividade de até 50%.

Portanto, torna-se essencial fazer um controle de umidade no ambiente onde os grãos ficam estocados a fim de evitar a deterioração.

Ventilação

Outro cuidado com o armazenamento de sementes é a circulação do ar no ambiente. O local precisa ter uma ventilação adequada para o volume de grãos disponíveis. Todavia, também é recomendável dar atenção para as condições de umidade do ambiente externo para não prejudicar o estoque.

Como ter uma condição ideal para o armazenamento de sementes

A melhor forma de garantir a qualidade e produtividade no campo é com o manejo adequado do solo e a conservação dos grãos. Para tanto, o fornecedor e o produtor devem dar atenção às condições climáticas do local onde as sementes são armazenadas.

Esse cuidado inclui a análise dos materiais utilizados na construção do armazém, a manutenção de um ambiente limpo para evitar a proliferação de pragas e o uso paletes para distribuir os volumes corretamente. O indicado é manter uma distância de 1,5 metros entre as estruturas.

Os grãos que caem no chão precisam ser recolhidos como forma de evitar a presença de insetos e roedores. Já para controlar a umidade e a temperatura do ambiente, recomenda-se o uso de tecnologias que fazem o monitoramento em tempo real.

Algumas ferramentas emitem alertas para avisar o responsável sobre alguma mudança na condição do ambiente, o que permite ações imediatas para solucionar o problema.

Seguir essas recomendações apresentadas no post é o primeiro passo para você fazer o correto armazenamento de sementes e ter mais produtividade no campo.Este artigo trouxe informações importantes para você? Então, siga as nossas redes sociaisInstagram e Facebook – e receba as nossas novidades em primeira mão!


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade e produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *