Demonstração

Um dos maiores desafios do transporte no Brasil é o grande volume de perdas de cargas, essa é uma realidade que afeta toda a cadeia de distribuição. Muitos fatores contribuem para que o produto que sai das fábricas não chegue em boas condições até o destino final, mas algumas dicas podem ajudar a diminuir o prejuízo com transporte de cargas.

Perder cargas é algo que afeta qualquer transportara, principalmente pelo gasto de seus recursos financeiros para o transporte e um sério dano à imagem da empresa. Isso se intensifica ainda mais quando a carga transportada é de alimentos, pois, exige cuidados especiais e qualquer detalhe pode estragar o produto e toda a sua logística.

Apesar disso, algumas medidas podem impedir que essas perdas afetem a sua transportadora. Produzimos este post com algumas dicas importantes que vão ajudar você a conservar alimentos e manter os produtos transportados intactos!

É possível diminuir o prejuízo com transporte de cargas?

Existe uma dúvida em comum entre milhares de envolvidos com o transporte, desde os departamentos de logística e o final do processo: Como manter a qualidade dos produtos e evitar prejuízos? Isso é possível sim, basta seguir algumas dicas. Confira algumas ações que podem evitar perdas:

Rastreamento

Uma das medidas mais eficientes quando o assunto é evitar prejuízos é o rastreamento de cargas, algo essencial para transportadoras de todos os portes. Essa ação representa a oportunidade de acompanhar o trajeto da carga quando bem entender, além de evitar roubos, saques e desvios.

Equipe bem alinhada

Como você já sabe, ninguém trabalha sozinho no setor de transportes, não é mesmo? Tudo está interligado e o sucesso das operações depende de todos os envolvidos. Ter uma equipe alinhada contribui para que não haja perdas. Um bom exemplo são os motoristas bem treinados, que podem ter mais cuidado e preservar sua carga.

Use a tecnologia

Usar a tecnologia para monitorar as cargas é essencial para qualquer transportadora, isso porque existe a possibilidade de acompanhar a qualidade da carga e assegurar que chegue ao seu destino com as mesmas condições que saíram da indústria. Essa ação é essencial para vários setores, mas é crucial especialmente para o transporte de alimentos.

Crie regras

Estabeleça regulamentos para a equipe envolvida com a logística e o transporte. Isso representa uma forma de organizar melhor a função de cada um e a criação de um padrão de qualidade do trabalho. Crie manuais e implante a ideia de que o transporte é responsabilidade de todos

Por onde começar?

Transportar é um desafio para todo mundo. O primeiro passo é pensar no processo de transporte como um todo e em todas as especificidades. A dica de ouro é usar a tecnologia para monitorar e manter a carga intacta, para que chegue com qualidade ao seu destino final.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como diminuir o prejuízo com transporte de cargas. Que tal saber um pouco mais sobre por que é importante monitorar a temperatura e umidade de uma carga de alimentos?


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade e produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *