Demonstração

Acompanhar todos os processos do setor logístico pode ser um grande desafio diante das demandas e urgências para atender aos pedidos, controlar os níveis de estoque e ainda garantir a qualidade dos produtos. Por isso, as ferramentas de logística tornam-se cada vez mais essenciais no dia a dia do profissional.

Elas foram criadas para dar agilidade na realização das tarefas, melhorar o controle das informações e ainda evitar perdas. Quer saber como aperfeiçoar os seus processos com as melhores soluções? É só continuar a leitura!

5 ferramentas de logística para o negócio

Separamos uma lista com as principais plataformas que vão ajudá-lo a implementar melhorias nos seus processos. Veja:

1.Software de gestão

Os sistemas de gestão de estoque auxiliam no controle das entradas e saídas de produtos, evitando perdas por acúmulo de itens e vencimento dos prazos. Essas plataformas ainda ajudam você a saber quando alguma mercadoria está faltando, para que possa solicitar a compra antes que isso cause paradas na cadeia produtiva.

2.Sistema WMS

O software Warehouse Management System foi criado para facilitar o controle de todas as informações relacionadas ao estoque, envolvendo a entrada, separação, armazenamento e expedição de produtos.

Sabe quando alguém da sua equipe perde tempo para encontrar determinada mercadoria no armazém? Pois é, ao utilizar o WMS isso não acontece mais, pois ele identifica a posição exata do produto. Logo, todos ganham tempo para produzir e serem mais eficientes no trabalho.

3.Plataforma de geolocalização

Você sabe exatamente onde as mercadorias se encontram durante o transporte? A plataforma de geolocalização tem o papel de fornecer essa resposta exata para o gestor de logística. Essa é uma maneira de melhorar o relacionamento com o cliente, pois você pode repassar qual é a posição exata dos pedidos e calcular o tempo médio para entrega. 

4.Sistema TMS

A plataforma TMS (Transportation Management System) auxilia na organização e gestão do transporte de mercadorias. Com ela, é possível planejar rotas, acompanhar o transporte e fazer auditorias dos processos. Tudo isso ajuda a diminuir os custos com a criação dos melhores roteiros, a controlar os gastos dos veículos e a garantir as entregas dentro do prazo prometido ao cliente.

5.Solução para monitoramento de temperatura

Outro problema muito comum na área de logística é a perda de mercadorias em função das mudanças de temperatura nos produtos. Em casos de itens perecíveis, como alimentos frescos, isso ainda pode trazer riscos para a saúde das pessoas.

Como saber se a temperatura ficou adequada durante todo o processo de armazenamento? Já existem soluções para o monitoramento da temperatura em tempo real. Os equipamentos são instalados nos locais em que os produtos são armazenados ou nos caminhões de transporte. Depois, a plataforma é configurada para encaminhar informações para um smartphone. 

Assim, quando ocorre qualquer mudança na temperatura é emitido um alerta para o celular, o que permite a correção do problema em tempo hábil. Empresas como Cordenonsi, Los Paleteros e Tozzo Alimentos já utilizam essa ferramenta de logística para aperfeiçoar os processos e garantir a segurança dos alimentos.Essas são as principais ferramentas de logística utilizadas pelas empresas, pois contribuem no controle dos processos do início ao fim. Quer saber mais sobre a importância da tecnologia nessa área? Conheça como funciona um sistema de monitoramento de temperatura!


Caroline Dallacorte

Engenheira de Alimentos
Mestre e Doutoranda em Tecnologia e Gestão da Inovação
Consultora na área de qualidade, inovação e produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *